Wie Day


O WiE Day é um evento anual para celebrar o aniversário do grupo IEEE WiE UFRN e consiste de atividades técnicas ofertadas pelas integrantes do grupo e por convidadas da indústria e da academia para a comunidade acadêmica e o público externo.

Programação


Atividades


Veja a descrição das principais atividades da programação

Palestra: A Revolução Digital nas Redes Elétricas


Palestrante: Camila Mara Vital Barros (UFPB)

O uso da energia elétrica se faz essencial na sociedade moderna. Além de proporcionar maior conforto para a população, a sua utilização proporciona aumento da capacidade da produção de bens e serviços, nos diversos setores da economia. Portanto, existe uma tendência mundial de crescimento da parcela da demanda de energia elétrica por fontes renováveis. A principal razão para esta tendência é a redução das emissões de carbono, que está associada também a considerações econômicas e diversificação da matriz energética. A necessidade de incorporar diferentes fontes de energia na rede, em especial fontes geradoras descentralizadas e renováveis, e de introduzir novos consumidores, como veículos elétricos, é o agente que justifica a aplicação de inteligência nos sistemas elétricos. Devido ao alto nível de tecnologia agregado, as Smart Grids, redes elétricas inteligentes, conseguem responder a várias demandas da sociedade moderna, tanto no que se refere às necessidades energéticas, quanto em relação ao desenvolvimento sustentável, de novos serviços agregados a estes de forma digital.

Hackathon "Women in Smart Cities"


A proposta do Hackathon "Women in Smart Cities" é desafiar alunas de diferentes áreas, tantos de cursos técnicos quanto graduação e pós-graduação, a pensar soluções tecnológicas de hardware ou software para o desenvolvimento de cidades inteligentes que atendam a demandas do público feminino.

A proposta pode ser, mas não está restrita a:

  • Segurança
  • Saúde
  • Transporte
  • Educação
  • Planejamento familiar
  • Outros

Premiação:

  • 1° lugar: Curso no SEBRAE RN + GiftCard Outback no valor de R$ 30,00 por participante, limitado ao número de integrantes da equipe
  • 2° lugar: Curso "Produtividade Digital e Gestão de Projetos" da Estilinguy + GiftCard Outback no valor de R$ 30,00 por participante, limitado ao número de integrantes da equipe
  • 3° lugar: 1 ingresso para o Cinépolis por participante, limitado ao número de integrantes da equipe
Resultado Final

Mesa Redonda "Mulheres na liderança, Cidades mais inteligentes"


Participantes: Camila Mara Vital Barros (UFPB), Julia Roberta Viana (Unidade de Inovação e Tecnologia - SEBRAE RN), Viviane Nogueira (Doutoranda em Bioinformática)

O objetivo dessa mesa redonda é discutir a atuação da mulher no desenvolvimento das cidades inteligentes, considerando a participação cada vez maior no empreendedorismo inovador, gestão empresarial e o foco em um mercado inclusivo e com grande contribuição social.

Convidadas

Camila Mara Vital Barros (UFPB)

Professora do Departamento de Sistemas de Computação do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba, desde 2015. Doutora e Bacharel em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2015-2008, respectivamente) e mestre em ciência da computação pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2011). Com experiência em Sistemas de Potência, Geração de Energia Elétrica, Fontes Alternativas de Energia, Energia Eólica, Controle e Automação e Smart grid. Atualmente é pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Sistemas Digitais (LASID), professora do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da UFPB. Participa como secretária do Conselho IEEE Seção Bahia, conselheira do Grupo de Afinidade Women in Engineering (WIE UFPB) e do Capítulo Power and Energy Society (PES UFPB) e tutora do Ramo Estudantil UFPB.

Viviane Brito Nogueira

Graduada em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas com período sanduíche no Canadá. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e atualmente, é Doutoranda pelo mesmo programa. Tem experiência em Neurociências, Doenças Negligenciadas e Bioinformática.

Julia Roberta Amorim Ribeiro Viana (Unidade de Inovação e Tecnologia - SEBRAE RN)

Julia Roberta Amorim Ribeiro Viana, 25 anos, natural de Recife e Potiguar de berço. Iniciou o Bacharelado em Ciências e Tecnologia da UFRN para ingressar em Engenharia Mecatrônica como curso subsequente, porém apaixonou-se por TI no meio do caminho. Técnica em Redes de Computadores pelo Instituto Metrópole Digital e formada em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade Potiguar, já trabalhou nas empresas Alesat Combustíveis, Arena Society e Walt Disney World. Atualmente é Trainee da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae RN, sendo uma das responsáveis pelo Sebraelab.

Inscrições

Evento com emissão de certificado de participação. Inscreva-se!

Palestra e Mesa Redonda Hackathon