Carta para Ada

Postado por Monica Pereira em 23 de agosto de 2021





Alguma vez você já pensou em enviar cartas para você mesma ou outras pessoas no passado? Eu já pensei nisso muitas vezes, e tenho uma lista enorme de pessoas que gostaria de escrever. Nísia Floresta, Chiquinha Gonzaga, Frida Kahlo, Marie Curie, Mary Jackson, Enedina Marques, são exemplos de algumas mulheres do passado que eu gostaria de trocar algumas correspondências e entender um pouco sobre suas ambições, frustrações e alegrias. Contar para elas sobre um pouquinho do nosso presente e, principalmente, agradecer pelas contribuições tão importantes para a humanidade, muitas vezes às custas de sua saúde, segurança e paz. Então, como são muitas cartas, decidi começar agora! Minha primeira carta vai para Ada Lovelace, e é mais ou menos assim:

--------

Prezada Ada Lovelace,

Escrevo esta carta no ano de 2021 para enviar pela minha cápsula do tempo imaginária já que, apesar de muitos avanços científicos e tecnológicos, ainda não foi possível voltar no tempo. De qualquer forma, como uma mulher de grande imaginação, sei que você, ao receber esta carta, dedicou um pouco do seu precioso tempo para ler minhas singelas palavras.

Gostaria de falar sobre muitas coisas que aconteceram nesses últimos 169 anos, como por exemplo o avanço nos tratamentos de doenças, como a cólera, uma doença mortal na sua época e facilmente tratada nos dias de hoje. Mas não consigo descrever tudo numa única carta e, por isso, vou me limitar a falar um pouco sobre tecnologia! Sim, como Cientista da Computação, jamais poderia deixar de falar sobre como os avanços tecnológicos permitiram que tantos outros avanços em tantas diferentes áreas pudessem acontecer. Saúde, indústria alimentícia, indústria automobilística, aviação, são só alguns exemplos de áreas em que a tecnologia trouxe inúmeros benefícios.

E nada disso existiria sem você! Isso mesmo, querida admirável Ada! Reconhecidamente, você é a pessoa a escrever o primeiro algoritmo, ou seja, um programa para ser executado por uma máquina¹. Sabe aquelas anotações que você fez na tradução do artigo sobre a máquina analítica do seu colega, o Charles Babbage? Aquelas anotações que incluíram, dentre outras informações importantes, descrições como estruturas de repetição para utilizar na máquina analítica, são utilizadas por programadoras e programadores até os dias de hoje. Mais ainda, suas anotações foram estudadas 100 anos depois por Alan Turing, o inventor da máquina de Turing. Ah, ele é considerado o Pai da Ciência da Computação². E você, minha extraordinária Ada, é considerada a Mãe da Programação!

Dito isto, gostaria agora de falar como uma mulher na Computação. Hoje em dia, somos muitas e estamos juntas na luta por igualdade de oportunidades e direitos. Mas a nossa trajetória tem sido permeada de obstáculos. Os salários das mulheres na Computação ainda é inferior ao dos homens³. E as mulheres têm menos oportunidades de ocupar posições de liderança, inclusive nas "gigantes da tecnologia"⁴. Ah, essas gigantes, minha querida brilhante Ada, são empresas criadas por homens brancos, que, assim como no seu presente, continuam perpetuando o machismo e misoginia de séculos passados. No meu presente, precisam ser lembrados diariamente que é necessário investir em diversidade e dar oportunidade a todas as pessoas, independente de raça, etnia, gênero e orientação sexual.

Isto é fato, em 2021 ainda não temos máquinas do tempo e nem equidade! Mas, minha formidável Ada, você precisa ver que movimento incrível que nós criamos! Mesmo com todo o esforço histórico para transformar a tecnologia em "coisa de menino", com ambientes de trabalho sexistas e tóxicos, permeados de assédio moral e sexual. Mesmo com toda a atenção da indústria voltada ao mercado masculino, com seus jogos de videogame erotizando nossos corpos, suas propagandas para garotos e sua insistência de que mulher não entende de tecnologia⁵, assim como você, nós não desistimos.

Tenho muito mais para te contar, minha inspiradora Ada. Apesar de você ter sido a primeira, a caminhada ainda é longa. Mas estamos juntas nessa caminhada, e levamos o seu legado conosco! Contamos e recontamos sua história em livros, artigos, lives (um dia te conto o que é isso). Porque o nosso lema é esse: Uma sobe e puxa a outra! Mesmo que esta outra esteja no nosso passado e tenha ficado oculta por tanto tempo.

--------

E você? Mandaria sua carta para quem? O que você gostaria de contar?

Monica Pereira
Doutora em Ciência da Computação
e admiradora de extraordinárias
mulheres do nosso passado.

(Este texto expressa minha opinião pessoal,
sem vínculo com instituições que sou afiliada.)

Crédito da Imagem: Trang Le from Pixabay

Referências

  1. Ada Lovelace's Biography
  2. Alan Turing's Biography
  3. Mulheres ganham espaço em ciência e tecnologia, mas salários ainda são abismo entre gêneros
  4. Mulheres continuam sendo minoria em áreas que impulsionam a revolução digital
  5. A retomada do espaço da mulher na computação