Um abraço de sororidade
Postado por Monica Pereira
em 28 de março de 2022
O processo de transformação que permite a nós, mulheres, enxergar as correntes do patriarcado é muito dolorido. Ele envolve reconhecer em nós mesmas as consequências desse sistema perverso, com estruturas sociais, políticas e culturais criadas para nos deixar em situação eterna de submissão e subserviência.
E quanto mais buscamos entender sobre esse sistema opressor e aprender como combatê-lo, mais difícil fica a caminhada. Aos olhos dos operantes do sistema, nos tornamos agressivas, chatas, "feminazis". E somente em nós mesmas conseguimos encontrar acolhimento e compreensão, dividindo nossas dores e celebrando nossas vitórias.
A minha sugestão literária é um desses abraços acolhedores que tanto precisamos. "Esperança Feminista", de Débora Diniz e Ivone Gebara, é um livro lançado recentemente e que, através de 12 verbos, nos faz pensar sobre a ação feminista. E o faz com tanto afeto e tanta ternura, que ao ler o livro, renovamos a esperança feminista que existe em todas nós. É como se estivéssemos todas conectadas, dividindo nossas dores e celebrando nossas vitórias, num grande abraço de sororidade.
Monica Pereira
(Este texto expressa minha opinião pessoal,
sem vínculo com instituições que sou afiliada.)