Mês passado publicamos sugestões de produções audiovisuais como documentários e palestras que abordam o feminismo e questões de gênero que contribuem para o debate que propomos aqui nesse blog (confiram o post aqui).
Dando sequência à essa série de postagens, fizemos um TOP 6 de filmes que também abordam o tema e que contribuíram para nossas discussões. Dessa vez, cada uma das coautoras do blog selecionou alguns filmes. Confere a lista a seguir com o título, um pequeno comentário nosso e onde pode ser encontrado.
Eu Não Sou um Homem Fácil
2018. Netflix.
Comédia romântica francesa que subverte o ponto de vista e revela a um homem cis hétero padrão como sua masculinidade é tóxica e como o machismo interfere em todas as esferas da vida. Ao mesmo tempo que causa reflexão, esse filme mostra de forma leve e divertida os homens provando um pouco do que passamos todos os dias! Por ser fora do circuito americano e de Hollywood, o filme traz um frescor e quebra um pouco o padrão que estamos acostumados.
Harriet
2019. Telecine
O filme retrata a história de Harriet Tubman, uma americana abolicionista, que nasceu escravizada e conquistou a própria liberdade. Harriet Tubman fez várias viagens para auxiliar dezenas de pessoas escravizadas em suas fugas. Foi a única mulher a liderar homens na Guerra Civil americana. Também auxiliou ex-escravizados a encontrarem moradia e emprego. Recentemente o governo americano resgatou o plano de colocá-la na nota de US $20,00.
Mary Shelley
2017. Netflix
Esse filme é baseado em fatos reais e retrata a vida de Mary Shelley, escritora britânica nascida no século 18. Ela é a autora do livro Frankenstein, considerado a primeira ficção científica da literatura. Apesar disso, a primeira edição da obra foi publicada de forma anônima, pois era inconcebível, para a sociedade da época, que uma mulher escrevesse um romance desse tipo. O filme aborda o preconceito sofrido por Mary, seu relacionamento amoroso conturbado e também faz referência a sua mãe, que foi uma defensora dos direitos das mulheres e da igualdade entre os sexos.
Radioactive
2019. Netflix
Baseado em fatos reais, este filme narra a história da cientista Marie Curie. Apesar de apresentar dificuldades em conseguir apoio para suas experiências por ser uma mulher, o foco é no seu trabalho científico (que resultou em 2 prêmios Nobel em diferentes áreas - única pessoa a realizar tal feito). Estejamos atentas a uma possível romantização da experiência feminina na ciência numa época muito mais machista que a atual (1867-1934).
As Sufragistas
2015. Globloplay
Esse filme é baseado em fatos reais e traz a história das primeiras ativistas do feminismo no século XIX. As sufragistas eram assim conhecidas por terem iniciado um movimento no Reino Unido a favor da concessão, às mulheres, do direito ao voto. O filme é potente, inspirador, e toca praticamente em todos os direitos civis que nós, mulheres, temos hoje. Apesar de incrível, é possível que traga gatilhos de violência contra a mulher, contra mães e violência sexual.
A ganha-pão
2018. Netflix
Este filme relata a história de uma garota afegã que precisa se disfarçar como menino. O enredo da animação acontece após o Talibã assumir o poder no Afeganistão e tirar das mulheres o direito de andar na rua, de fazer compras, de estudar, de mostrar o rosto, de existir sem um homem da família. Esse filme é um recorte muito forte de como nossas lutas seguem em curso e que em diferentes lugares do mundo/e ou religiões onde mulheres são diariamente silenciadas e submetidas a violências e abusos físicos e psicológicos.
Tem muito mais filmes interessantes, aqui colocamos só alguns! Aproveita e compartilha com a gente nos comentários outras recomendações que a gente possa assistir também, ou comenta o que achou dos que indicamos aqui! ;)
Crédito da Imagem: Peter Kramer por Pixabay